.
LIVRO DE JANEIRO/2010
Título: "Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado"
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
A idéia do livro é interessante: falar sobre os psicopatas, como agem e pensam, como identificá-los na multidão, como evitar ser vítima, etc. Acho que nos dez primeiros capítulos a autora é muito redundante; além disso, o livro é escrito de forma extremamente informal e simplista (entendo o propósito que deve ser atingir o grande público, mas não me agradou muito). Por isso, no meu ponto de vista, o livro deixou muito a desejar; como a autora é doutora no assunto, eu presumo que muitas informações valiosas foram deixadas de fora.
Obs.: Na realidade, o livro fica um pouco interessante no capítulo 10, no qual ela explica a origem da psicopatia. A discussão trazida pelo último capítulo também achei boa; segundo a autora, atualmente a cultura da nossa sociedade está baseada em 3 princípios: o individualismo, o relativismo (os fins podem vir a justificar os meios) e o instrumentalismo ("o valor das pessoas e das coisas se resumo no que elas podem fazer por nós"). Concordo!!!! Segundo ela, este cenário estaria criando um ambiente propício para o estilo de vida do psicopata.
Bjs, Ju.
5 comentários:
Oi, Ju!
Já li um livro da Ana Beatriz, o Mentes & Manias, conhece? Esse parece interessante, boa dica.
Bjos,
Paulinha
hahahahahha
Conheço esse livro hein. Já vi que virou presente de natal...hahahahaha
Realmente deixa muito a desejar. Agora vou ler dela o "mentes inquietas" e digo se é bom.
Beijão
Estou lendo esse também, mas ainda no capítulo 4, agora que você mencionou que fica mais interessante no 10, vou dar uma acelerada.
Beijo
Oi! Também participei desse projeto e vim aqui conhecer o livro que vc indicou, que pra minha surpresa eu ja conhecia =) Também o achei muito simplista, acho que a autora poderia ter entrado um pouco mais nas psicopatias ao invés de apenas ficar na superficialidade. Entendo que não seja um livro cientifico, mas feito para o grande publico, mas poderia ter sido melhor...
Gostei daqui. Voltarei sempre!
Xerus
=***
Li da autora Mente Inquietas. Talvez vc tenha razão, na tentativa de se comunicar com o grande público, ela as vezes é muito rasteira. Mas criou fama na medicina do comportamento e esta faturando.
Postar um comentário