23 de junho de 2009

Como deixar o cliente INSATISFEITO


Se tem uma coisa que fico indignada é: a falta de consideração de alguns profissionais com os clientes. Quando eu estava trabalhando como advogada, nossa prioridade número 1 era tal do cliente; virávamos noites e noites, perdíamos fins de semana, para ATENDER O CLIENTE. Afinal, o referido cliente pagava nossos salários e, sem ele, nossos serviços não tinham razão de ser (era até exagerada a coisa).

O fato é: 99% dos profissionais que eu encontro por aí não tem muita consideração. Quer dizer, essa é minha dúvida: seria falta de consideração, uma desorganização total ou incompetência mesmo??? Isso é absurdo pois, afinal, eles não são nada sem nós, os clientes. Eles não respondem emails ou demoram semanas para responder; quando respondem, a maioria das vezes é de forma incompleta. Aí o CLIENTE tem que ficar ligando para o "profissional" para cobrar uma resposta, pedir uma satisfação!!!! Ah, isso é o fim do mundo!

Tá aí uma coisa que ODEIO: ficar ligando para cobrar alguém...ainda mais de uma coisa que ela deveria ter feito! Pior ainda: quando eu paguei para esse fulano fazer a tal coisa. Eu acho que não estou pedindo muito; só gostaria de ter meu serviço prestado ou, caso algum problema tenha ocorrido, eu quero saber qual. Nesse último caso, o prestador deve explicar o que está ocorrendo; ligar, mandar emails completos esclarecendo, o que seja. E não o cliente ficar correndo atrás dele, como se tivesse pedindo um FAVOR - é assim que me sinto!

Pô, que saco... Esse pessoal tem que prestar atenção, pois o que acontece é (me toquei para o seguinte fato ao assistir uma aula de marketing): quando vc vende um serviço, o controle de qualidade é muito mais complicado. Existem várias fases (pré, durante e pós serviço). Qualquer deslize em qualquer dessas fases compromete a qualidade e...tchau cliente!

Por exemplo: vc vai viajar, compra passagem pela internet com muita rapidez (pré); chega no aeroporto, embarca sem atrasos, a comida está ótima, o voo foi lindo (durante); ao chegar para pegar sua mala, cadê? Sumiu por 1h, te fazendo esperar (pós): empresa fez cagada no final, comprometendo todo o serviço (tanto faz se o voo não atrasou ou se o entretenimento foi perfeito; o cliente só lembra da mala perdida...rs). Me diz aí: vc vai falar bem ou mal dessa companhia???

Será que isso é coisa de brasileiro? Coisa de carioca? Ou as pessoas, no geral, são assim?

4 comentários:

Ana disse...

Oiiii
eu pessoalmente sou muito critica com TODOS os servicos e produtos que contrato, seja um simples cafe. Portanto te entendo e concordo em genero, numero e grau... e ser exigente nao quer dizer ser chata, mas o nivel dos servicos hoje em dia eh tao mediocre, que um minimo esforco faria com que tudo melhorasse muiiiiiito.
Bjocas

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Juuuuuuuuuuuuuuu, espero que minha mala nao suma nas férias.

Isso nunca me aconteceu, mas com pessoas amigas e olha, o sentido é horrível.

É claro que eu ia falar que é uma empresa que comete essa falha...

Beijos

Mel disse...

Ola,entrei aqui atraves do blog Egito e Brasil,adorei!!POsso te linkar ao meu?
Esse assunto de clientes e satisfacoes muito me interessa e sim como vc me deixa irritadissima nao ser bem atendida quando é meu direito,sinto muito isso no Brasil infelismente e gracas a Deus moro em um pais onde o cliente é sempre mega bem atendido.Beijo

Dona do Blog disse...

Oi, gente! Obrigada pelos comentários!!!

Minha mala tb nunca sumiu...rsrs..e espero que nunca suma, porque deve ser péssimo! Especialmente se for na ida!

Mel: claro que vc pode linkar, será uma honra!!! Vou fazer uma visita!!!

Beijos e boa semana para todas! ;)