29 de setembro de 2009

Ramadã* (parte I)

XXX
O Ramadã terminou no domingo, dia 20! Não consegui falar sobre ele antes dele terminar, mas vou falar agora (antes tarde do que nunca, certo?).
.
Um pouco de teoria

O Ramadã (ramadan em inglês, رمضان‎ em árabe) é o nono mês do calendário islâmico, durante o qual os primeiros versos do Alcorão foram revelados para o profeta Mohammed (Maomé em português), durante um período de meditação e isolamento um uma caverna perto de Meca. Nesse período, os muçulmanos devem jejuar a partir do nascer do sol até o por do sol.
.
Durante esse mês sagrado (geralmente entre agosto e setembro, dependendo da lua), além de jejuar, os muçulmanos não devem beber nenhum tipo de líquido, fumar, mascar chiclete ou ter relações. É um mês de espiritualização, no qual os muçulmanos devem perdoar, doar, tentar entender a dor do próximo; e, claro, rezar mais. Muitos passam boa parte do dia lendo o Alcorão.
.
O objetivo é limpar a alma; os muçulmanos devem procurar, ao máximo, seguir os ensinamentos do Islamismo, afastando os pensamentos mundanos; e o jejum é uma das formas encontradas para alcançar este objetivo, pois ajuda a exercer o autocontrole, a ser mais disciplinado e, ainda, a ser solidário com aqueles que são menos favorecidos. Portanto, nessa época, atos de generosidade e caridade aumentam consideravelmente.
.
Um outro fato interessante é que os muçulmanos acreditam que os portões do inferno estão fechados durante esse mês, enquanto os portões do céu estão abertos. Além disso, Deus perdoará todos os pecados anteriores daqueles que jejuarem e rezarem com sinceridade durante o mês do Ramadã.

Algumas pessoas não precisam jejuar: crianças, mães que estão amamentando, mulheres que estiverem "naquele" período, as pessoas idosas e aquelas que estiverem muito doentes (dependendo do caso, tais pessoas devem compensar o jejum o fazendo posteriormente ou fazendo doações).

Algumas palavras e expressões são empregadas especificamente durante esse período:
.
Ramadan Kareem: expressão utilizada para desejar felicidades durante o mês do Ramadã. Kareem significa generosidade, caridade em árabe.
Ramadan Murabak: Murabak significa abençoado em árabe. Vi muito essa frase no final do Ramadã.
Maghrib: a quarta reza que marca o por do sol e o fim do jejum.
Iftar: É a refeição que quebra o jejum imediatamente após o por do sol. Diversos restaurantes ofereciam "Iftar Buffet".
Eid al-Fitr: três dias de celebração que marcam o final do Ramadã (esse ano foram os dias 20, 21 e 22 de setembro). Geralmente, nesse período é concedido aos expatriados 2 dias de folga e 3 dias para o serviço "público". Eu não sabia, mas pude perceber isso na prática: no dia 20 já não havia mais necessidade de fazer o jejum.
.
Bom, agora que eu já falei um pouco sobre a teoria, no próximo post falarei sobre o que acontece na prática! Vou contar como foi para mim vivenciar esse período aqui e as restrições para nós, os expatriados.
.
Bjs, Ju.

* As informações aqui divulgadas foram extraídas da internet e/ou das minhas experiências (e, portanto, são vistas sob a minha perspectiva). Assim, pode ser que haja opiniões diversas da minha ou das fontes usadas por mim.

5 de setembro de 2009

As Cafeterias de Dubai

. (A cafeteria é essa loja verdinha, simpática!)
.
Eu sei, estou devendo um post sobre o Ramadã. Preciso de um pouco mais de tempo para escrever sobre o assunto...espero fazê-lo antes do Ramadã terminar, de preferência!

Bom, enquanto isso, quero falar sobre as Cafeterias de Dubai. Não estou falando de Starbucks, Costa, ou qualquer outro coffee shop importado. Estou referindo-me às cafeterias locais que, na minha humilde opinião, são lugares ótimos para fazer um lanche da tarde ou, em tempos de Ramadã, comer um petisco à noite.

Antes de continuar, tenho uma observação a fazer: preciso avisar que sou o tipo de pessoa que gosta desde um pé sujo a um restaurante mais requintado; resumindo, não tenho (quase nenhuma) frescura.

Para quem ainda não conhece, vou explicar: são locais bem simples, que geralmente ficam ao lado das mesquitas. Uma lojinha com algumas cadeiras e mesas do lado de fora, sem ar condicionado (essa "organização" varia, dependendo da cafeteria). O pedido pode ser servido nas mesas, dentro do carro ou delivery.

Posso dizer que lá tomei o suco de melancia mais barato e mais gostoso de Dubai! Por AED10, é possível beber um copo enorrrrme de um suco delicioso (o pequeno custa AED5). Tem muitos tipos de suco (todos excelentes), vários milk-shakes de frutas MUITO BONS e uma variedade de comidinhas, incluindo sanduíches bem gostosinhos, especialmente se você considerar o preço cobrado. Um sanduíche de hammour com batata frita custa AED7; tá certo, a batata é meio mais ou menos, mas eu gosto do sanduba :)

Então, repetindo: as comidinhas são "legalzinhas", então não vá esperando um banquete chique como se você estivesse no Burj Al Arab. Sabe aquele podrão da madrugada? Que você paga R$4,50 e acha que caiu SUPER bem?!?! Mas que, se você for analisar, em condições normais, ele nem é essa maravilha toda. Então...pense nisso.

Ah, lá também podemos encontrar a boa e velha "Shawarma". Acho que nunca falei sobre ela aqui: é um sanduíche típico muito gostoso (eu amo). Eles colocam frango e/ou carneiro em um espeto gigante que fica girando sem parar (como se fosse um frango de padaria, só que em pé).
.
Tiram pequenas lascas para fazer o sanduíche que leva: pão árabe, uma pasta feita com iogurte, verduras, batata frita (alguns não colocam) e a carne. Fazem um rolinho e está pronto. Lá custa AED3.50.
.
Nunca provei a shawarma de lá mas, aproveitando o assunto, a mais gostosa que já comi foi em uma lanchonete no IBN Batuta (ao lado esquerdo do Mc Donalds). Muito boa, recomendo!!! Custa AED5.

ps.: Para quem não for "fresco" e quiser conferir, é só procurar a cafeteria mais próxima. Costumo ir em uma que fica perto do Dubai College (ao lado do Knowledge Village). Indo em direção ao Souk Madinah, passou a rua do Dubai College, vira à próxima à direita e depois à direita novamente. Fica em frente a um lugar que vende plantas (vide foto).

Bjs, Ju.