24 de janeiro de 2010

Projeto 12 livros em 12 meses

Estou fazendo parte desse projeto bacana lançado pelo blog Diário de Leituras.
.
A idéia é muito simples: ler doze livros em 2010, um por mês. Ao final de cada mês, devemos postar aqui uma resenha com linhas gerais sobre o livro e se eu gostei ou não. Aqui do lado vou por a lista com os livros que pretendo ler.

.

LIVRO DE JANEIRO/2010

Título: "Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado"

Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

A idéia do livro é interessante: falar sobre os psicopatas, como agem e pensam, como identificá-los na multidão, como evitar ser vítima, etc. Acho que nos dez primeiros capítulos a autora é muito redundante; além disso, o livro é escrito de forma extremamente informal e simplista (entendo o propósito que deve ser atingir o grande público, mas não me agradou muito). Por isso, no meu ponto de vista, o livro deixou muito a desejar; como a autora é doutora no assunto, eu presumo que muitas informações valiosas foram deixadas de fora.


Obs.: Na realidade, o livro fica um pouco interessante no capítulo 10, no qual ela explica a origem da psicopatia. A discussão trazida pelo último capítulo também achei boa; segundo a autora, atualmente a cultura da nossa sociedade está baseada em 3 princípios: o individualismo, o relativismo (os fins podem vir a justificar os meios) e o instrumentalismo ("o valor das pessoas e das coisas se resumo no que elas podem fazer por nós"). Concordo!!!! Segundo ela, este cenário estaria criando um ambiente propício para o estilo de vida do psicopata.

Bjs, Ju.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi, Ju!
Já li um livro da Ana Beatriz, o Mentes & Manias, conhece? Esse parece interessante, boa dica.
Bjos,
Paulinha

M disse...

hahahahahha
Conheço esse livro hein. Já vi que virou presente de natal...hahahahaha

Realmente deixa muito a desejar. Agora vou ler dela o "mentes inquietas" e digo se é bom.
Beijão

Luciana disse...

Estou lendo esse também, mas ainda no capítulo 4, agora que você mencionou que fica mais interessante no 10, vou dar uma acelerada.
Beijo

Anônimo disse...

Oi! Também participei desse projeto e vim aqui conhecer o livro que vc indicou, que pra minha surpresa eu ja conhecia =) Também o achei muito simplista, acho que a autora poderia ter entrado um pouco mais nas psicopatias ao invés de apenas ficar na superficialidade. Entendo que não seja um livro cientifico, mas feito para o grande publico, mas poderia ter sido melhor...
Gostei daqui. Voltarei sempre!
Xerus
=***

Tucha disse...

Li da autora Mente Inquietas. Talvez vc tenha razão, na tentativa de se comunicar com o grande público, ela as vezes é muito rasteira. Mas criou fama na medicina do comportamento e esta faturando.