8 de março de 2009

IELTS - Dia da Prova


Ontem foi o dia da minha prova. Cheguei no local às 8h10 e havia uma fila bem grande. Depois de deixar os pertences em uma sala, tínhamos que nos identificar num local onde nos dariam o número da nossa sala.

Já na minha sala, sentei na mesa que estava marcada para mim e aguardei o ínicio da prova, marcado para às 9h00.

Eu estava MUITO nervosa...Não sou dessas pessoas que tem problemas psicológicos com provas, sabe? Também não tinha nenhuma necessidade de me dar muito bem nessa primeira prova, nada urgente. Mas é que, além de me cobrar muito, a questão do tempo curto influencia muito. Vou descrever mais ou menos como são as provas:

1) Listening: São aprox. 30 min de prova + 10 min para passar as respostas para o cartão (são 4 seções e 40 questões). É a primera prova e o CD só toca uma vez, fatores que contribuem para o nervosismo aumentar bastante.
Acho que fui bem nessa, não me perdi em nenhum momento e consegui "pergar" um número razoável de questões.

2) Reading: A prova é composta de 3 textos de tamanho considerável e 40 questões. V. tem 60 min para fazer a prova, o que é pouco, acreditem! Podem cair uns 8 tipos de questões, e a que eu mais odeio é "true", "false"or "not given". São cheias de pegadinhas e tinham 8 dessas no final da minha prova.
Não consegui responder as últimas questões porque faltou tempo, mas acho que fui mais ou menos nessa prova. Não dá para ter muita idéa porque não tem um gabarito, então só quando sair o resultado mesmo.

3) Writing: São 2 redações: a) task 1: v. descreve um gráfico, tabela, um processo qualquer, etc., e tem 20 min para escrever 150 words; b) task 2: uma essay sobre o tema dado e v. tem 40 min para escrever 250 words.
Definitivamente me dei mal nessa!! Me empolguei e quando fui ver tinha gasto quase 40 min no task 1. Sobrou pouquíssimo tempo para o task 2, que vale mais, por sinal, e escrevi com pressa, escrevi mal. Não contei, mas tenho quase certeza de que não alcancei o número mínimo de palavras. Acho que essa prova vai prejudicar bastante a minha nota!

Um dica que dou (pensei isso na teria, mas não testei): acho que pode ser melhor começar com o task 2. A primeira redação v. faz mais tranquilamente. E como é a mais longa e que tem mais peso, acho que vale a pena tentar.

No próx. post falo sobre o Speaking e dou algumas dicas!
Bjs

3 comentários:

Georgia disse...

Nossa, que difícil. Aqui na Alemanha vc pode encomendar por exemplo os exercícios e a prova na sua própria língua. Eu na época como nao dominava o alemao, encomendei a minha em portugues de Portugal e consegui bem. Mas essa ai, meu Deus!!!

MV disse...

Quanto foi a sua por não ter escrito as 250 palavras? Sabe quantos pontos tiraram? Aconteceu isso comigo hoje no task 1.. obrigada

Dona do Blog disse...

Oi, MV!!! Desesperador, né? Fiquei muito tensa! No task 1 escrevi bem e mais de 150. No task 2, tive pouquíssimo tempo; escrevi correndo e devo ter escrito umas 220 (não sei, não contei).
No final, tirei 7.0 no writing!!! Não esperava mesmo!
Acho que o task 1 me ajudou muito!

Mandei email para a dona do blog sobre IELTS na época e acho que ela me disse que eles costumam tirar 0.5 a 1.0 pontos.

De quanto vc precisa?

Boa sorte!!!