21 de julho de 2009

Ser expatriado (em Dubai) é ...

ddd

Sentir saudade e orgulho do nosso Brasil!

Ter a certeza de que os brasileiros são um dos povos mais queridos do mundo.

Detestar quando os grupinhos da mesma nacionalidade ficam falando em suas respectivas línguas na sala de aula. Como só tem uma brasileira - eu -, fico boiando.

Sentir saudades do JN (por mais defeitos que ele possa ter) e ter que se contentar com o Emirates News, CNN, etc etc.

Sentir uma alívio ao se lembrar que aqui NÃO TEM violência, Faustão e Fantástico (os 2 últimos, as derrotas de domingo à noite).

Estar numa praia linda e super tranquila, achando muito legal, mas sentindo falta daquela confusão das praias de Copacabana e Ipanema: "Biscoiiiiiito Globo", “Olha o AAAAAAAAAAbacaxi”, empada praiana e sacolé do Claudinho... Poxa, saudade disso! Aqui não passa NADA. E, no Ramadã, não podemos levar nem uma garrafinha de água.

Descobrir que os amigos que fazemos no exterior se tornam amigos de infância em três encontros; e os amigos de infância se tornam "distantes" em três meses.

Ver miragem daquele choppinho gelado no fim da tarde no Bracarense, com direito a bolinho de bacalhau...humm...

Mergulhar no mar sem medo de voltar e suas coisas não estarem mais lá - não tem preço.

Saber que tudo aqui é passageiro e, a qualquer momento, você pode ter que voltar para "casa".

Não pagar imposto e ainda encher o tanque com R$30.

Por outro lado, saber que a moradia custa, em média, 5x mais do que na sua cidade.

Ficar com vontade de fazer um churrascão com farofa, molho e arroz em pleno verão...

Ouvir as histórias mais secretas das pessoas que você acaba de conhecer: acho que é algum efeito de estar morando fora, sei lá. As pessoas se abrem e falam coisas inacreditáveis na primeira vez que você tem uma conversa com mais de 10 min..heheh.

Ter que engolir uns sapos, pois você não está no seu país.

Descobrir que alguns brasileiros que moram em Dubai são insuportáveis de metidos (geralmente, os brasileiros expatriados se unem e são solidários uns com os outros; aqui, tenho dúvidas...com exceções, claro).

Sentir uma saudade gigante dos seus amigos e parentes nos primeiros meses e, aos poucos, ir se acostumando.

É isso...tem muito mais coisa, mas não consigo lembrar agora...

Bjs, Ju.

3 comentários:

Amanda disse...

Ooooo mô Deus.... nao sei quem te deu a impressao que os brasileiros aqui sao insuportaveis de metidos, mas aqui tambem tem bastante gente legal! Eu juro que tem! Nem todos, é claro, mas dá pra achar gente legal no meio da areia :)
Bjs

Dona do Blog disse...

Oi, Amanda! Fique tranquila, foram pouquíssimos metidos!!!

Meus amigos brazucas são nota 10!!!!

bjs

Ana Kelly disse...

Ju, cada vez mais sua fã!
Suas listas* tem paramentros realistas, msm eu n estando aí, mas ja morei fora e sei exatamente como é isso. E sim, sempre tem brasileiros q acabam se entorpecendo com o fato de estar num outro país (aparentemente, ou realmente com qualidade d evida melhor) e se acha o f...dão!! e com isso, entorta o nariz pra suas raizes e seus irmãos de nacionalidade.

Mas força na peruca, pq pelo q vi ao menos aqui no comments, vc tem pessoas queridas pra se relacionar (mas n sei se estão em dubai!?!?!) fato é; de onde, e/ou qdo menos esperamos nos deparamos com pessoas q valem a pena ter contato e que nos fazem bem. Até..

I want go to Dubaiiiiiii!!!! (n liga pro erros, meu inglês zuado lol)

xoxo