1 de dezembro de 2009

Independência dos Emirados Árabes (UAE National Day)

D
National Day logo (Gulf News)

Amanhã, dia 2 de dezembro, os Emirados Árabes Unidos comemoram o National Day, dia em que completarão 38 anos de união que ocorreu em 1971.
.
Foi mais ou menos assim que tudo aconteceu: no ano de 1967, os ingleses decidiram que iriam sair do Oriente Médio, avisando aos Estados Truciais (Trucial Coast, como eram denominados os Emirados antes da independência) que sua partida tinha data marcada: 1971. Por incrível que pareça, a decisão não foi bem aceita pelos árabes, que se sentiram meio que abandonados.
.
Vendo que o Governo Britânico não voltaria atrás, os líderes de Abu Dhabi (Sheikh Zayed) e de Dubai (Sheikh Rashid) marcaram um encontro e decidiram formar uma união para, conjuntamente, definir questões estratégicas como política, defesa e relações exteriores. Inicialmente com nove participantes, o grupo se reuniu diversas vezes para delinear as diretrizes da nova nação a ser formada. No meio do caminho, houve duas desistências: Bahrein e Qatar.
.
Assim, em novembro de 1971, seis emirados assinaram uma constituição provisória que foi utilizada para a proclamação da independência (com exceção de Ras Al Khaimah que somente entrou para o grupo em fevereiro do ano seguinte).

ps.: É a primeira vez que passo esse feriado aqui, mas me disseram que tem vários eventos comemorativos e que é muito comum as pessoas enfeitarem seus carros com as cores da bandeira e coisas similares, como demonstrado nas fotos abaixo (peguei essas fotos no Gulf News; de acordo com o jornal, são desse ano).




Bjs, Ju.
.
Fonte (informações): TEN Guide & Time Our Dubai (Guia Estadão).
Fonte (fotos): Gulf News.

Um comentário:

Renata disse...

Oi Ju,

Como sempre seu post nota 1000.
Te ligo para combinarmos nosso encontro.

bjsss,

Re