6 de maio de 2009

Turismo - o que fazer em Dubai em 1 dia?

Com voos diretos da Emirates "São Paulo - Dubai", aqui virou um ponto estratégico para fazer conexão do Brasil para lugares como Austrália, China, Indonésia e Tailândia, por exemplo. Por esse motivo, muitas pessoas que vão para essas bandas tem aproveitado para ficar um ou dois dias em Dubai. Eu acho uma ótima idéia, pois considero a melhor forma de visitar Dubai (melhor custo x benefício).
.
Nesse contexto, uma amiga querida me pediu dicas sobre o que fazer aqui em apenas 1 dia! Escrevi um roteiro para ela com base no que conheço e resolvi divulgar aqui no blog.
Antes de mais nada, quero avisar que é uma viagem muito cansativa! A parte de entretenimento da Emirates é muito boa (vide telinha ao lado: tem em todas as classes, com várias opções de filmes), o que faz com que as 15h de viagem passem mais rápido.
.
City-tour: Para quem gosta, é uma opção. Nunca fiz aqui, mas uma empresa que sempre vejo com ônibus para lá e para cá é a Big Bus.
.
Pelo que vi rapidamente no site, eles tem aquele esquema de passar o ônibus toda hora e vc poder descer/subir nele quando quiser. Me parece que eles oferecem 2 rotas: RED TOUR and BLUE TOUR. Olhei os detalhes e o "Blue Tour" pareceu mais legal. Talvez haja a possibilidade de andar nas 2 rotas, mas não tenho certeza.
.

.
Pessoal, os pontos a serem visitados vão depender muito do gosto e objetivos de cada pessoa. Analisando os lugares que já conheço + comentários das pessoas + tempo disponível, alguns lugares que recomendo MUITO são (não necessariamente nesta ordem):
.
Burj al Arab: é o hotel 7 estrelas, em forma de vela. Fica na beira da Jumeirah Beach (o Blue tour passa lá).
.
Ski Dubai: aquela pista de ski dentro do shopping. Eu achei irado; Pode comprar um ticket que dá direito a andar pelo parque de gelo (para tirar fotos e, quem sabe, ir em uns brinquedinhos simples). Outra opção é esquiar – mas só para quem sabe (eles até tem cursos, mas não vai dar tempo)(o Blue tour passa lá).
.

Safari no Deserto: MUITO legal!!! Existem vários tipos; eu fiz um que tinha sandboard e jantar no deserto. Amei!
.
Passeio de balão em Dubai (foto que abre o post): na minha opinião, imperdível!!! Tem que chegar de madrugada no ponto de encontro. O local de onde o balão sai fica a 1h hora de Dubai e o nascer do sol é visto lá do alto do balão. Super alto astral!!! Mas é melhor ir no inverno...ah, não esquece de levar casaco. Faz muito frio lá em cima.
.
Madinat Jumeirah: Lugarzinho muito simpático com restaurantes fofos, próx. ao Burj al Arab. Arquitetura muito típica; lá é lindo, vale a pena (o Blue tour passa lá).
.
.
.
.
.
Praia: para quem gosta, a praia daqui é linda!! Vale muito à pena!!! Olhem que água maravilhosa!!! E, melhor, não é muito gelada.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Outros pontos interessantes:
.
Old Gold Souk: é um mercadão de rua, com muitas lojas de ouro. É bem típico, por isso vale à pena dar uma passada por lá. Ele fica perto do Creek (tipo um canal que tem aqui); esse canal tem as "Abras", tipo um táxi aquático que leva de uma margem a outra e custa AED1 (incluído no Red Tour). Tem um old e tem o novo...eu fui no old e acho que já tá de bom tamanho.
.
Dubai Museum: é um museu bacaninha; se vc gosta de museu, claro (não é um Louvre, veja bem..rss). Ele fica perto do mercado do ouro, não sei exatamente se é do mesmo lado.
.
Atlantis - The Palm: Atlantis é um hotel que fica na primeira palmeira finalizada. É legalzinho, mas nada demais na minha opinião. Se sobrar tempo, até vai.
.
Shoppings (Deira City Center/Dubai Mall/Karama/Emirates Mall): Para quem gosta de comprar, aqui é um prato cheio. Esse Deira City é um dos mais baratos que já fui aqui; o Dubai mall é enorme, muita loja cara, e tem um aquário no meio (eu não gosto mto dele). Karama é uma área mais popular que vende mil coisas, tipo uma Uruguaiana (RJ). Eu fui lá mês passado pela primeira vez e nem achei que vale tanto à pena... Achei tudo muito caro e de procedência duvidosa.
.
Bares: tem uns bares legais aqui, que ficam no topo dos hotéis. Dizem que é legal ver o pôr do sol de lá (nunca fomos). Se a pessoa bebe, é outra opção (mas prepare o bolso..rs).
.
Algumas dicas gerais:
Dinheiro: a moeda daqui é o dirham (AED). Hoje, dia 05/05/09, R$1.00 = AED 1.75.
Medicamentos: aqui existem regras rígídas com relação a isso e vários medicamentos são proibidos.
Maiores informações no site: http://abudhabi.usembassy.gov/restricted_medication_.html.
Táxi: são baratos (em comparação ao resto das coisas aqui). Saindo do Aeroporto, a tarifa mínima é AED20.00. As demais corridas começam o AED3.5, sendo o mínimo para qualquer corrida AED10.
Bebidas: Só em hotéis e são caras - se compararmos com os preços do Brasil. Escrevi um post só sobre isso.

Custo das coisas: Aqui tudo é meio caro: comida em restaurante, bebidas. Já vi um lata de refri custando AED11.00 em restaurantes. Fique atento! Por outro lado, é um lugar bacana para comprar eletrônicos.
Clima: no verão (jun/jul/ago), as coisas ficam bem quentes por aqui (chegando a 50 graus). Em dez/jan é inverno e é bom sair de casa com casaco. Nov/feb a temperatura é bem agradável. Nos demais meses, fica de normal para quente. Quase nunca chove aqui (esse ano já choveu umas 20x, muito atípico).
Visto: necessário. Tem que ver direitinho (checa com a Emirates e/ou com o hotel).
Hotel: Aqui os pontos turísticos são meio espalhados. Então, uma sugestão é ficar perto do aeroporto (economiza tempo com esse translado) ou então perto de algum ponto turístico.
.
obs.: todas as fotos do post são minhas.
.
É isso! Se alguém quiser tiver alguma dica adicional ou quiser saber mais, é só falar!
Bjs, Ju.

8 comentários:

Camila disse...

Óptimas indicações e informações! Obrigada! Se um dia for até lá, não vou esquecer estas dicas!!
Blog muito interessante!!!
Beijos!

Renata Nogueira disse...

Ju, adorei as dicas!
Sempre bom saber, né?
Beijão

Dona do Blog disse...

Que bom que vcs gostaram, meninas!!! Dicas nunca são demais, né? Bjo grande e obrigada pela visita!

Georgia disse...

Olha que qqr dia eu apareco por ai, viu. Vai depender de nós acharmos por aqui uma oferta das Arábias, ahahahahahha!!!

Um beijo

Ana Teresa disse...

Olá.
Parabéns, o seu blog é interessante para quem pretende visitar outros locais.
Na 1ª de dezembro vou para o Dubai, finalmente. E gostaria de saber se lá também se negocia os preços dos bens ou serviços, tal como em Marrocos?
Obrigada

José Luiz Xavier disse...

OI.
Fui em Dubai e para ajudar quero acertar a conversão da moeda( 1U$ é = 3,65 Dihans) este valor está estável ha trinta anos.
O Atlantis vale muuuito visitar sim. Tem que entrar nele, curtir um dos 12 eestaurantes, o aquário maravilhoso e andar no mono rale para ver as casas. Estas estão nas folhas da palmeira e o tronco são os apartamentos.
Local para ficar nem pensar perto do aeroporto!!! Tem que ficar na parte nova da cidade, lado de Bur Dubai seguindo sempre em diração ao novo, tem hotel para todo tipo de poder aquisitivo, IBIS e inclusive república. Ale'm dos afamados 5 estrelas.
O BIG BUS resolve paenas para quem sabe onde descer e porque descer, do contrário sairá de Dubai com um tour panorâmico. Longe de ser a realidade de Dubai.
Comparado ao Brasil a comida e muito barata, a bebida é cara porque a religião não permite e tudo que é proibido sofre maior taxa de imposto para entrar. Mas aqui é zona franca para todos os outros ítens, zero imposto.
Fui atendida por uma guia brasileira espetacular. Ela tem um carinho especial e cobra atendimento personalisado por hora, mas caso o valor ficque fora de alcanse ela passa todas as dicas sem nada cobrar. Inclusive substitui o desert safari pelo resort Bab Al Shams onde temos camelo, show do falcão e um jantar em acampamento que parece cenário de filme, muito comida, show folclórico, cantor típico, show nas dunas com acampamento apagado e de quebra visitamos o hotel em forma de palácio que derruba qualquer por do sol que já vi!!!!
O E-mail desta guia que me atendeu é solangebarros@globo.com . E tem mais ela oferece dicas que nosso tempo rende muito. Em três dias fomos a capital de Abu Dhabi e visitamos todos os pontos, visitamos e entramos em todos os locais turisticos de Dubai, e uma das noites fomos ao Bab Al Shams. Pick up as dez e retorno sempre as seis da tarde em local já recomendado por ela para seguirmos a parte noturna da cidade sem o custo do acompanhamento. Ah! Esqueci, ela também oferece um celular local para ficarmos em contato sem custo adicional. Gastamos U$600 com ela e foi o valor mais bem aplicado da viagem.

Gisele disse...

Oi Ju,

Estarei en Dubai por 2 dias.

Entrei no site do Big Bus que vc comentou e gostaria de saber se o ticket que combina as duas linhas (Abu Dhabi e Dubai)é uma boa opção.

Além disso gostaria de saber se eles param nos locais ou só vemos de longe.

Super Obrigada

Gisele

Barbara disse...

Oi!
Adorei as dicas! E tenho mais algumas perguntas...
1) Algumas pessoas que foram me disseram que qualquer tipo de contato físico entre casais é proibido (não pode beijar, não pode andar de mão dada e nem abraçar pra tirar foto...), é assim mesmo?
2) Na praia, possso usar uma biquini normal (ou seja, cortininha e calcinha sem ser fio dental?)
3) Preciso reservar os passeios antes de viajar?

Desde já, muito obrigada!