27 de abril de 2009

Dubai - Transportes (parte II)

Ah, antes de terminar o post, queria falar duas coisas que esqueci:

1. O seguro para carro aqui é obrigatório. E caro, na minha modesta opinião.

2. Em geral, as pessoas aqui dirigem MAL. NUNCA ligam a seta, buzinam o tempo todo, enfim, vários tipos de barbeiragem. Já vi acidentes ridículos aqui!

Continuando:

Metrô
O metrô ainda está em construção. A maior parte dele será na superfície e terá 2 linhas: Red Line e Green Line. No total serão 47 estações e 74.6 km de extensão*. Para efeitos de comparação com o metrô do RJ: temos a segunda rede mais extensa do Brasil, com 42 km e 38 estações (perdendo apenas para Sampa, que tem 61,3 km e 55 estações).

Parece que esse ano uma parte estará pronta! Tomara!

Estão se preocupando também em criar uma boa infra-estrutura ao redor do metrô (estacionamentos, pontos de táxi, etc). Até porque, no auge do verão, vai ser difícil andar até a estação! Por falar nisso, as estações vão ser mais ou menos assim (foto ao lado - não consegui uma tirar fotinho a tempo).


Táxis
Os táxis são muito utilizados em Dubai, pois é bem barato. A corrida começa com AED3.5 (R$2.11), com exceção dos táxis que saem do aeroporto, que iniciam com AED20 (R$12); há pouco tempo criaram uma tarifa mínima de AED10.

.
Muita gente reclama dos táxis daqui. Falam que os taxistas já aprontaram várias e que, para contornar o problema, já chegaram a ligar para a polícia do celular (ou fingem estar ligando). Vários casos envolvem ofensas por parte dos motoristas. Segundo essas pessoas, ao dizer que vão ligar para a polícia, os taxistas mudam na hora.
.
Eu nunca tive problemas; um ou outro não quis me levar porque a corrida era curta. Mas nada além disso!

A pé
Coisa difícil de se fazer por aqui. A maioria das ruas não foi projetada para pedestres, o que dificulta caminhar, inclusive pequenas distâncias.

Bicicleta
Vixi, piorou! Nunca vi uma ciclovia por aqui! Ciclista? Raramente!

É isso!!! Apenas relembrando que escrevo de acordo com o que vejo e o que me contam. Caso alguém tenha alguma percepção diferente sobre qualquer tema, é só falar! :)

* Fonte das informações: www.gulfnews.com.

Abraços, Ju

2 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ju, esse seu documentário é muito importante. Pois, é uma oportunidade de ficarmos sabendo das coisas.

Fale sobre as mulheres, como elas sao tratadas, assim que vc souber algo.

Bjus

Dona do Blog disse...

Oi, Georgia!!! Obrigada pela visita! Pode deixar, vou falar sim! :)

Bjs, Ju.