19 de abril de 2009

Vivendo e Aprendendo

Oi, pessoal!

Hoje é domingo, dia de trabalho por aqui! Preguiça danada!

Resolvi escrever uns posts sobre coisas da vida que ando aprendendo. Dois tipos: coisas realmente relevantes de um lado e, do outro, descobertas não muito profundas, mas sabe aquelas coisas que, apesar de não causarem grande revolução na nossa vida, ficamos felizes em saber e aumentamos nossa lista de cultura inútil? Pois é!

Para o primeiro post da série, venho falar sobre um assunto que infelizmente adoro: COMIDA! ;)

Antes de chegar aqui, tinha feito arroz poucas vezes. Aparentemente fácil, fazer arroz é uma das coisas mais chatinhas até vc. pegar o jeito de quantas xícaras de água para cada de arroz, etc. Aqui em casa utilizamos arroz de saquinho, quando achamos no mercado - muito práticos, maravilhosos. Agora comprei arroz integral (eu não sabia, mas em inglês chama brown rice), que são mais trabalhosos para fazer.

Minha amiga brasileira, a Jurema, chegou aqui na mesma situação que eu. Ela é da região nordeste (adoro esse pessoal) e casou com um inglês; eles moram a 10 min da minha casa. A Ju está aprendendo a cozinhar também e veio me pedir para explicar como fazia arroz. Repassei meus conhecimentos teóricos para ela e ela foi testando lá. Segundo ela, o primeiro ficou mega papado, o segundo também e, aos poucos, foi melhorando.

Outro dia fui almoçar na casa da Ju e levei um SUSTO! Ela não estava fazendo o arroz como ensinei; na verdade, ela colocou muito mais água do que manda o scrip (o arroz ficava tipo um "sopão"). Perguntei de onde ela tinha tirado aquilo! Ela me contou que o marido dela fazia assim e ficava ótimo. V. coloca muito mais água e vai provando o arroz. Depois que estiver macio, v. escorre a água e pronto. Importante: nós fazemos com água quente; não sei se com água fria dá o mesmo resultado.

Experimentei aqui em casa: gente, fica PERFEITO!!!! Não sei se na Inglaterra todo mundo faz arroz assim, mas fica muito mais soltinho do que do nosso jeito (mesmo depois que está na geladeira)! Vou testar agora com o integral, vamos ver!

Fica aí a dica para quem não conseguiu até hoje fazer um arroz soltinho e sem papa :)
Observação: Gente, eu SEI fazer arroz. Só achei esse método muito bom porque: (i) 100% das vezes o arroz fica mais soltinho, mesmo depois de ir para a geladeira, (ii) fica menos gorduroso. Resolvi escrever sobre isso aqui como uma dica para quem não acertou o ponto ainda!

Bjs e bom domingo!

Ju

6 comentários:

Anônimo disse...

Ju,
obrigada pela sua visita. Fiquei curiosa com o seu blog. Vá contando mais coisas do Dubai. Será ineressante para quem não conhece...como eu.
Um abraço.
Susana B.

Rafael Baleroni disse...

Olha, 2 xícaras de água pra cada 1 xícara de arrox é como eu faço aqui e fica ótimo. Eu deixo a panela com tampa e fogo médio até ferver. Então, aumento o fogo e tiro a tampa, pra evaporar. No fim, fico de olho para ver se o arroz está pegando no fundo.
Se até eu sei fazer arroz, você também consegue, Ju!

Ju (Dubai Verde e Amarelo) disse...

Rafildo, eu sei fazer arroz!!! Só que achei esse método bem mais prático, entendeu??? O arroz fica mais soltinho!!!!

Já me disseram que o pessoal no norte do Brasil faz assim também!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ju, sensacional esse método e vou te dizer mais, esse método é mais saudável. Aqui na Alemanha se chama "Arroz escorrido", porque se escorre a água do arroz e por isso ele é mais saudável porque toda a gomalina que o arroz tem sai nessa água e com isso a pessoa nao recebe o "triglicéres", doenca que aparece mais tarde quando se envelhece que sao 3: colesterol alto, acucar e uma outra que nao sei o nome em português.

Entao, viva o arroz escondido!!!!

Que engracado a sua amiga tb ser Ju como vc. Duas Ju juntas nas Arábias, ahahahhaha!!! JUJU em dobro!!!

Dona do Blog disse...

Georgia, bom saber que, além de prático, esse arroz faz bem para saúde!!!!

Pois é, a dupla de Ju`s..rss... só Deus sabe o que a gente "apronta" nas Arábias (rsss).

Bjs, Ju.

simone disse...

hahaha.. ju.. só vc mesmo.. menina, achei muito interessante essa questão do arroz!! apesar se saber fazer arroz perfeitamente, vou testar fazer o arroz assim..

valeu pela dica

te adoro lindona.. juízo!